Canadá, Estados Unidos, Irlanda, Austrália, Reino Unido… São esses os países que você provavelmente lembra quando pensa em um destino para estudar inglês, certo? Além deles, nos últimos anos a ilha de Malta, na Europa, vem atraindo cada vez mais estudantes brasileiros.
Segundo pesquisa da Associação Brasileira de Organizadores de Viagens Educacionais e Culturais (Belta), Malta aparece como um novo destino citado pelas agências. Entre 2012 e 2013, a busca por pacotes na ilha cresceu 75%. Apesar do alto valor percentual, os números absolutos — não divulgados — ainda são tímidos se comparados aos destinos tradicionais.
Leia também: Intercâmbio na Ilha de Malta: 4 coisas que ninguém te conta
A pequena ilha de 316 quilômetros quadrados (similar à Fortaleza, no Ceará), no entanto, tem uma combinação de atrativos que pode levá-la a ser mais procurada nos próximos anos. “Entre todos os destinos de língua inglesa, Malta é o mais barato”, diz Neila Chammas, diretora de relações institucionais da Belta.
Um pacote de um mês pode custar cerca de R$ 3.700 reais. Para o Canadá o preço sobe para R$ 4 mil, em média. “Compensa também pelo fato de o custo de vida ser 30% mais baixo se comparado à Espanha, que é um destino barato”, diz Thiago España, diretor-geral da agência World Study, que enviou 330 brasileiros em 2012.
A diferença de centenas de reais pode parecer pouca, mas a localização da ilha é outro diferencial. Malta está a 80 quilômetros da Sicília, na Itália, à leste da Tunísia e ao norte da Líbia, ambos na África. “Essa mistura reflete na riqueza da cultura local”, afirma España. A ilha é buscada, principalmente, por jovens de 16 a 19 anos, por conta do clima ensolarado e pela agitada vida noturna. Por ser uma pequena, é ideal para períodos curtos, de até 8 semanas.
Sua localização permite chegar facilmente a outros países da Europa. Companhias áreas de baixo custo, como a irlandesa Ryanair, agora tem voos a partir de lá. “Ainda assim é preciso se organizar com um pouco mais de antecedência, caso queira viajar para outros lugares”, avisa España.
Malta tem dois idiomas oficiais: o inglês e o maltês. A ilha foi domínio britânico até 1964, quando se tornou independente. O maltês é originário das heranças sicilianas e árabe. Para escolher sua escola, procure as credenciadas da Federation English Language Teaching Organisations Malta (Feltom). “Temos muito cuidado para vender pacotes para Malta, porque não é uma imersão 100% no inglês”, diz Neila. “Na rua e entre locais você vai escutar o maltês junto com o inglês.” Mas fique tranquilo: você vai falar inglês. Todos em Malta falam!