Quando se pensa em universidades de excelência é comum lembrar dos Estados Unidos. E não a toa. O país é o berço de 74 das 200 melhores instituições de ensino superior do planeta, segundo dados do ranking 2014/15 da publicação britânica Times Higher Education (THE).
As inscrições ao Prep Scholars, o programa gratuito da Fundação Estudar de preparação para a graduação no exterior , vão até o dia 19 de abril
Ingressar em uma universidade ‘top’ norte-americana não é impossível e nem tarefa para “gênios”. No entanto, exige trabalho árduo e disciplina. O processo de application (candidatura) é complexo: diferentemente do Brasil, em que o candidato realiza apenas uma prova (vestibular); lá, precisa, além da prova (SAT ou ACT), fazer um exame de proficiência em inglês (TOEFL ou IELTS) e enviar às universidades seu histórico escolar do ensino médio, cartas de recomendação e redações (essays).
“O processo de seleção é holístico e avalia o candidato como um todo, incluindo suas paixões, interesses e conquistas além da sala de aula”, explica Carolina Lyrio, consultora da Fundação Estudar. Quem tem interesse em estudar nas melhores escolas, não pode deixar de se inscrever no Prep Scholars – programa preparatório 100% gratuito da Fundação Estudar para jovens do ensino médio que planejam cursar a graduação nos Estados Unidos. Para participar, é necessário ter excelente desempenho escolar, falar inglês e estar no 3º ano do ensino médio ou formado há no máximo um ano.
Leia o regulamento do programa
Faça aqui sua inscrição (ao clicar você será redirecionado ao site Na Prática e para concluir sua inscrição terá que fazer um cadastro).
Seleção – Os interessados têm até o dia 19 de abril para fazerem sua inscrição. O processo seletivo inclui preenchimento de formulários; envio do histórico escolar, uma redação e um vídeo de apresentação; realização de testes de lógica e inglês, além de entrevista em inglês.
Como funciona? – Os alunos aprovados receberão gratuitamente horas de consultoria individualizada com a equipe da Fundação Estudar, além de orientação em grupo e do acompanhamento de um mentor que estudou fora.
Por que se preparar com a Fundação Estudar? Os motivos são muitos. Todos os consultores fizeram a graduação no exterior e, portanto, vivenciaram na prática o processo de application. Em 2014, mais de 50% dos brasileiros aprovados nas 10 melhores escolas norte-americanas foram orientados pela Fundação Estudar.
Quer mais? A seguir, quatro ex-alunos do Prep Scholars contam como o programa os ajudou a atingirem seus sonhos:
Eduardo Cesar fez o Prep Scholars em 2013 e foi aprovado em em sete universidades de excelência: Northwestern, Chicago, Pennsylvania, Yale, Princeton, Brown e Harvard (a que escolheu)
Cassiano Santana dos Santos participou do Prep Scholars em 2014 e foi aprovado no Babson College
Alexandre Perozim, cursou o Prep Scholars em 2013. Além de Princeton (a universidade que escolheu), foi aprovado também em Stanford, Columbia, Caltech, Cornell e Yale
Rubens Farias cursou o Prep Scholars em 2013 e foi aprovado em Columbia e Duke, optando pela última
“Não diria que é impossível ser aprovado sem o Prep, mas o suporte do programa faz uma diferença imensa. Em primeiro lugar, recebemos todas as instruções necessárias para aplicar, o que facilita muito na hora de ficar correndo atrás de informação. Depois, tem o mentor que ajuda com todas as redações, o que acredito que seja a parte que os candidatos tenham mais problemas.”
Leia o regulamento do programa
Faça aqui sua inscrição (ao clicar você será redirecionado ao site Na Prática e para concluir sua inscrição terá que fazer um cadastro).
Leia também:
Participe de curso em São Paulo de preparação para a graduação nos EUA
Bolsas de até 90% para estudar no Brasil ou no exterior, e apoio vitalício ao seu desenvolvimento pessoal e profissional. Inscreva-se no Programa de Bolsas Líderes Estudar e transforme sua trajetória!