A Fundação H&M está promovendo o Global Change Award 2020, uma iniciativa que busca projetos de melhoria e sustentabilidade para o mundo da moda. O prêmio de sustentabilidade na moda, que é anual, é conhecido como o “Nobel da moda” e, até este ano, já recebeu mais de 14 mil inscrições de 182 países. As inscrições vão até 16 de outubro.
O prêmio busca soluções que tenham o objetivo de alterar o consumo de roupas de um modelo linear para um modelo circular, nos quais as matérias primas possam ser reutilizadas e/ou recicladas. Os cinco vencedores ganham uma viagem a Estocolmo, na Suécia, para participar da cerimônia de premiação, e compartilharão um prêmio total de um milhão de euros.
Leia também: Prêmio “Viva seu sonho” concede bolsas de estudo para mulheres
Além disso, os escolhidos pela premiação participarção, na sequência, do programa de aceleração de inovação da H&M. O programa de três semanas começa na Suécia, depois inclui uma semana em Nova York para ter contato com organizações de ponta da economia circular, e se encerra com uma semana em Hong Kong que oferece mais oportunidades de networking.
Como se candidatar ao prêmio de sustentabilidade na moda
Negócios sociais, organizações, instituições e pessoas podem participar do Global change Award da H&M. No entanto, é preciso apresentar uma ideia em estágios iniciais com foco na indústria da moda. O concurso é aberto para indivíduos e grupos de até cinco pessoas – com mais de 18 anos.
De acordo com a organização, o prêmio busca ideais sustentáveis com o potencial de tornar a moda uma economia circular, com possibilidade de alto impacto e escalabilidade. Não há requisitos pessoais para a participação; no entanto o prêmio também avalia quão bem preparada a equipe está para realizar sua ideia, então é importante ter experiência acadêmica ou profissional em áreas relacionadas.
Leia também: Prêmio de design de produto: R$ 70 mil e viagem ao Japão
As inscrições podem ser feitas por meio deste link, e devem ser completadas até 16 de outubro.