O Berlin Science Communication Award está com inscrições abertas até o dia 17 de abril. A iniciativa, que oferece bolsa para jornalistas do Brasil, de Singapura e dos Estados Unidos, é uma parceria entre a Universidade Humboldt em Berlim, o Ministério de Educação e Pesquisa alemão e a DFG, a Fundação Alemã de Pesquisa.
O programa funciona como residência de dois meses na capital alemã, voltada para jornalistas de ciência em começo de carreira. Os vencedores do prêmio ficam de outubro a novembro de 2017 na universidade, e estabelecem contatos com pesquisadores e instituições científicas alemãs. Durante o período, cabe ao participante desenvolver formas alternativas de cobertura jornalística e também planejar um evento temático no seu país de origem. A ideia é que a experiência em Berlim coloque o candidato em contato com o cenário de inovações científicas na Alemanha.
Processo seletivo
Para se candidatar, é necessário ter experiência comprovada de dois anos na área de jornalismo científico ou de relações públicas voltada para ciência. O interessado deve enviar um vídeo introdutório de dois minutos, falando da própria experiência profissional e planos para o período em Berlim.
Há ainda um formulário de application, currículo e cinco materiais já publicados sobre temáticas científicas. Também é necessário providenciar comprovação de fluência em inglês, além de uma carta de recomendação.
Benefícios
Os selecionados ganham auxílio financeiro de 2,5 mil euros por mês durante o período na Humboldt. Entram na lista de benefícios também passagens aéreas de ida e volta para a Alemanha, bem como remuneração de 1,5 mil euros para planejamento e execução do evento temático no país de origem do candidato.
Leia mais:
Competição online tem como prêmio viagem à Alemanha
Fundação Alexander von Humboldt: bolsas para pesquisas na Alemanha