Programa Jovens Embaixadores oferece intercâmbio de graça para os EUA
Estão abertas as inscrições ao Programa Jovens Embaixadores 2025 – programa promovido pela Embaixada EUA Brasil que leva estudantes da rede pública para um intercâmbio de três curta duração. É possível se candidatar à primeira fase do processo até 3 de setembro!
O programa oferece a jovens brasileiros de famílias mais pobres um intercâmbio nos EUA com algumas semanas de duração, com todas as despesas pagas. Isso inclui: passagem de ida e volta, hospedagem, alimentação, visto, seguro viagem e transporte local.
Além disso, os jovens recebem uma série de orientações e apoio antes da partida, para poder aproveitar ao máximo sua experiência por lá.
Como participar do Jovens Embaixadores
Para participar, há uma série de requisitos:
⮚ Ter nacionalidade brasileira;
⮚ Ter entre 15 e 18 anos durante a duração do programa;
⮚ Cursar o ensino médio na rede pública brasileira. É preciso estar cursando ao menos o 1º
ano do ensino médio em 2024.
⮚ Ter boa fluência oral e escrita em inglês;
⮚ Ter pouca ou nenhuma experiência anterior no exterior;
⮚ Jamais ter viajado para os Estados Unidos;
⮚ Pertencer à camada socioeconômica menos favorecida;
⮚ Ter excelente desempenho escolar;
⮚ Ter perfil de liderança e iniciativa;
⮚ Ser uma pessoa comunicativa;
⮚ Possuir boa relação em casa, na escola e na comunidade;
⮚ Estar atualmente engajado(a) por pelo menos três (03) meses em iniciativa(s) de impacto social
voltada(s) necessariamente para ações de combate às mudanças climáticas. .
É possível ver a lista completa de requisitos neste documento. Vale apontar também que não é preciso ter passaporte no momento da inscrição: a organização do programa afirma que haverá tempo para tirar o documento após a aprovação.
Os estudantes que se encaixarem nos critérios especificados têm até o dia 3 de setembro para preencher uma ficha de inscrição online. Depois do preenchimento, receberão uma reposta automática dizendo se se adequam aos pré-requisitos básicos e se foram aprovados para a segunda etapa.
As fases seguintes do processo de seleção envolvem envio de documentos, prova escrita análise de perfil. Os resultados finais serão anunciados no dia 30 de outubro. A viagem para os EUA está marcada para 10 de janeiro de 2025, com retorno programado para o dia 25 do mesmo mês.
O programa
Criado em 2002, por iniciativa da Embaixada dos Estados Unidos, o Jovens Embaixadores busca valorizar estudantes que sejam exemplos em suas comunidades. Desde então, mais de 500 jovens já foram beneficiados pelo programa.
Durante a primeira semana do programa, os selecionados visitam Washington DC, capital dos Estados Unidos, a fim de conhecerem seus principais pontos turísticos e organizações dos setores público, privado e do terceiro setor. Depois, são divididos
Acesse o site do Jovens Embaixadores e saiba mais