A grande maioria das bolsas de estudo oferecidas no exterior são para jovens que estão cursando a graduação ou a pós no Brasil ou têm a intenção de fazer um mestrado ou doutorado completo fora. Este é justamente o grande diferencial do programa Hubert Humphrey, pois dá a profissionais já formados – e que não estejam necessariamente estudando – a oportunidade de fazer intercâmbio. Os selecionados irão participar de um programa de 11 meses nos Estados Unidos, para se aperfeiçoarem em suas aéreas de atuação.
As inscrições podem ser feitas pela internet até o dia 13 de junho. Podem se candidatar brasileiros que tenham a graduação completa e que atuem no setor público ou em ONGs. É preciso também comprovar pelo menos cinco anos de experiência profissional e ter inglês fluente. Além disso, nos últimos cinco anos, os interessados não podem ter tido experiência de estudos superior a seis meses nos EUA.
São elegíveis profissionais das seguintes áreas:
Desenvolvimento Sustentável
a) Desenvolvimento e Economia Agrícola;
b) Manejo de Recursos Naturais e Meio Ambiente; Mudanças Climáticas e Políticas Ambientais;
c) Planejamento Urbano e Regional.
Fortalecimento de Instituições Democráticas
a) Comunicação/ Jornalismo;
b) Política e Gestão de Tecnologia (com foco em inovação);
c) Tráfico de pessoas (políticas públicas e prevenção).
Saúde Pública
a) Drogas (Educação, Prevenção e Tratamento);
b) Saúde Mental;
c) Políticas e Administração de Saúde Pública;
d) HIV/AIDS política e prevenção.
Sobre as bolsas – O programa inclui bolsa mensal para manutenção no país; auxílio instalação; nuidade e taxas escolares; subsídio para compra de computador e livros; passagens de ida e volta; seguro-saúde.
Acesse o site do programa e tire suas dúvidas
Leia também:
Especial: guia de bolsas de estudos no exterior
Onde conseguir apoio para estudar fora