Todos os anos, a Quacquarelli Symonds divulga os QS World University Rankings, que classificam as melhores universidades a nível mundial. A empresa, sediada no Reino Unido, leva em conta seis fatores para estabelecer as posições das instituições: reputação acadêmica, reputação junto aos empregadores, proporção entre o número de alunos e professores, citações por docente e proporção de professores estrangeiros e de alunos do exterior.
No ranking mais recente das melhores universidades da América Latina da QS, a maioria das instituições subiram de posição em relação ao ano anterior. Abaixo, você pode ver as melhores universidades da América Latina.
As melhores universidades da América Latina em 2023, segundo o QS World Rankings
1º: Universidad de Buenos Aires (UBA) (posição 67)
A Universidad de Buenos Aires subiu 2 posições em relação ao ano anterior e permanece sendo a instituição latina entre as 100 melhores do mundo. Fundada em 1821 e localizada na capital argentina, a instituição pública conta com cerca de 300 mil estudantes, a grande maioria dos quais na graduação, e é um dos principais destinos para quem quer estudar na região. Leia mais sobre a UBA neste link (disponível aqui).
2º Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM) (posição 104)
A Universidad Nacional Autónoma de México subiu 1 posição em relação ao ano anterior. Fundada em 1551 e localizada na Cidade do México, a instituição é a mais antiga da América do Norte e maior universidade da América Latina. Atualmente, ela conta com cerca de 269 mil estudantes. Leia mais sobre como é fazer intercâmbio no México neste link (disponível aqui).
3º Universidade de São Paulo (USP) (posição 115)
A Universidade de São Paulo é a instituição brasileira melhor posicionada no ranking. De 2021 para 2022, ela subiu 6 posições, saindo de 121 para 115. Criada em 1934, a USP se destaca nas categorias de pesquisa científica e empregabilidade. Com campi em 6 cidades no Estado de São Paulo, é responsável por cerca de 20% de toda pesquisa desenvolvida no Brasil.
4º Pontifícia Universidad Católica de Chile (UC) (posição 121)
A Pontificia Universidad Católica de Chile subiu 14 posições em relação ao ano anterior. Desde o início, a universidade católica mantinha uma relação próxima com o Vaticano, sendo que o decreto fundador da universidade recebeu a aprovação e a bênção do Papa Leão XIII, em 28 de julho de 1889. Leia mais sobre a instituição no link (disponível aqui).
5º Universidad de Chile (posição 167)
Em 2022, a Universidad de Chile saiu da 6ª posição para a 5º, ficando em 167º lugar. Criada em 1888, UC é uma das mais importantes da América Latina e onde estudaram o escritor, diplomata e político Pablo Neruda, e o ex-presidente chileno Salvador Allende. Leia mais sobre a instituição no link (disponível aqui).
6º Instituto Tecnológico y de Estudios Superiores de Monterrey (Posição 170)
O Instituto Tecnológico y de Estudios Superiores de Monterrey foi um dos poucos que caiu de posição em relação a 2021, saindo de 161 para 170. Fundado em 1943 e localizado na cidade de Monterrey, o instituto tem 26 campi distribuídos no México.
Melhores universidades do mundo em 2023
Para conferir as melhores universidades do mundo em 2023 acesse o link (disponível aqui).