Nós já falamos sobre as melhores universidades do mundo em 2018, segundo o ranking Times Higher Education. Além dessa lisa, a consultoria de educação QS Quacquarelli Symonds mantém QS World University Ranking by Subject, um estudo que avalia e classifica as melhores universidades por área. Para a edição deste ano, a consultoria avaliou 48 disciplinas – sendo a edição mais abrangente desde que o levantamento começou a ser feito, em 2001.
O ranking se baseia em diversos critérios, que vão de reputação acadêmica a empregabilidade e impacto no campo da pesquisa.
Dois novos cursos foram adicionados na edição de 2018: “História Clássica e Antiga” e “Biblioteca e Gerenciamento de Informações”. Na edição anterior, os diferentes cursos foram agrupados em cinco grandes áreas: Artes e Humanidades, Engenharia e Tecnologia, Ciências Biológicas e Medicina; Ciências Naturais e Ciências Sociais e Administração.
Assim como nas edições anteriores, Harvard e MIT dominam no maior número de cursos: 15 e 14 respectivamente, seguidas por Oxford, com 12 cursos. Em uma escala mais ampla, as instituições dos Estados Unidos caíram mais do que subiram em todas as áreas, o que preocupa os órgãos responsáveis no país. Por outro lado, o impacto do Brexit (expressão usada para a saída do Reino Unido da União Europeia) parece ser insignificante, já que 10 áreas são lideradas por instituições britânicas (duas a mais que no ano passado).
Em outras partes do mundo, destaca-se a diminuição no desempenho de universidades da China e da Rússia. O mesmo ocorreu com instituições francesas e brasileiras. No caso do Brasil, aliás, a USP ainda é a brasileira mais bem posicionada, figurando entre as melhores do mundo em 41 das 48 áreas de concentração avaliadas.
Os rankings completos podem ser acessados no site.
Fonte: QS World University Ranking
Publicado anualmente desde 2011, o QS World University Rankings by Subject visa destacar as instituições com melhores perfomances do mundo e ajudar estudantes a identificar quais são as referências para sua área de estudo.
* Foto: Universidade de Cambridge, a “campeã de vices”
Leia também:
Ranking dos melhores MBAs de 2018
Como são feitos os rankings universitários
5 erros que você não deve cometer ao consultar rankings universitários