Publicado pela Quacquarelli Symonds, do Reino Unido, o QS World University Rankings é um dos mais conceituados sistemas de avaliação educacional. O ranking adota critérios de análise como reputação acadêmica, reputação junto aos empregadores, proporção entre o número de alunos e professores, citações por docente e proporção de professores estrangeiros e de alunos do exterior.
No ranking de 2025, como de costume, as primeiras posições foram dominadas por universidades norte-americanas e europeias. O Imperial College London, que em 2024 ficou em 6º lugar, saltou para a segunda posição, perdendo apenas para o invencível MIT. Este é 13º ano consecutivo que o instituto de tecnologia liderou o ranking. Fora do eixo EUA – Reino Unido, o ranking aponta a ETH Zurich, que aparece em 7º lugar, e a National University of Singapore, em 8º.
Leia também: As melhores universidades do mundo em 2024
A universidade brasileira com posição mais elevada é a USP (Universidade de São Paulo), que aparece em 92º lugar —no ano passado, a universidade ocupou a 85ª posição. Com a queda no ranking, a USP perdeu o posto de universidade nº 1 da América Latina para Universidade de Buenos Aires, que ficou em 71º.
Confira abaixo quais são as 10 melhores universidades do mundo de acordo com o QS Ranking:
Melhores universidades do mundo
- 1º – Massachusetts Institute of Technology (MIT)
- 2º – Imperial College London
- 3º – University of Oxford
- 4º – Harvard University
- 5º – University of Cambridge
- 6º – Stanford University
- 7º – ETH Zurich
- 8º – National University of Singapore (NUS)
- 9º – UCL (University College London)
- 10º – California Institute of Technology (Caltech)