Para estudantes internacionais que estão considerando aplicar para universidades americanas, prestar o “vestibular americano” pode ser confuso e intimidador. Em nossa série mensal de 10 artigos, tentaremos simplificar esse processo e fornecer dicas e estratégias úteis para você ter o melhor desempenho possível nos testes padronizados.
Hoje, responderemos a quatro perguntas comuns que estudantes internacionais têm sobre o propósito das provas. Nas próximas semanas, vamos focar em estratégias simples que podem aumentar sua pontuação.
Como os testes padronizados são usados no processo de admissão
Testes padronizados são usados para fornecer uma medida comum para estudantes de diversas origens. Com base apenas em históricos escolares, é difícil para uma universidade comparar um aluno de uma pequena escola particular no Texas a um aluno de uma grande escola brasileira em São Paulo. O teste padronizado proporciona uma maneira objetiva de avaliar o desempenho do aluno, independentemente do seu background.
Leia também: Veja 8 livros que vão ajudar na sua application, dos essays à proficiência
Os dois principais testes padronizados nos Estados Unidos são o ACT e o SAT, e eles são usados de forma intercambiável: você pode decidir se deseja fazer um ou outro. Você não precisa fazer os dois. Embora existam algumas universidades que sejam opcionais em relação aos testes (você pode aplicar para elas sem ter feito qualquer prova padronizada), a grande maioria das universidades dos Estados Unidos exige que você faça o ACT ou o SAT.
O que as provas testam e como elas são pontuadas?
De um modo geral, tanto o ACT quanto o SAT são projetados para testar o conhecimento acadêmico e as habilidades que um aluno precisa para ter sucesso na universidade. Ambos focam em gramática, compreensão de leitura e matemática do ensino médio.
Ambas as provas são pontuados usando um sistema em escala: o número de respostas corretas e incorretas é convertido em uma pontuação em escala que você envia para as universidades. No ACT, você recebe notas em quatro seções: Inglês, Leitura, Matemática e Ciências. Cada uma das pontuações da seção pode variar de 1 a 36. Suas pontuações de quatro seções são, então, calculadas para gerar sua pontuação composta. Uma pontuação composta perfeita é um 36 e uma nota composto média no ACT é um 21.
Leia também: O que define um bom desempenho acadêmico para as universidades?
No SAT, você recebe notas em duas seções: Leitura e Escrita e Matemática. Cada uma das pontuações das seções pode variar de 200 a 800. Suas duas pontuações de seção são adicionadas para gerar sua pontuação composta. No SAT, uma pontuação perfeita é de 1600, e a pontuação composta média do SAT é de 1050.
Existem diferenças de conteúdo nos exames?
O ACT e o SAT compartilham muito do mesmo conteúdo. A maior diferença entre os dois é que o ACT inclui uma seção de ciências. Apesar do nome, a seção de “Science” não testa seus conhecimentos de biologia, química ou física. Em vez disso, ela apresenta descrições de experimentos científicos e pede que você responda a perguntas sobre os resultados. Esta seção é frequentemente a seção que determina se um aluno se preparará para o ACT ou o SAT. Os alunos que se sentem à vontade para responder a perguntas sobre experimentos científicos tendem a preferir o ACT, enquanto os estudantes que são menos inclinados à ciência geralmente escolhem o SAT, que não tem uma seção de Ciências.
Leia também: Como se candidatar para estudar nos Estados Unidos
Uma segunda diferença está no modo como o exame é administrado. A partir de agosto de 2018, o ACT será administrado como um teste feito em computador (os alunos lerão o exame e selecionarão as respostas em uma tela) em locais internacionais, enquanto o SAT continuará sendo um teste feito com papel e lápis.
Quando e onde posso fazer os exames?
Tanto o ACT como o SAT são oferecidos várias vezes ao longo do ano letivo, em todo o mundo. O ACT anunciou que irá realizar o exame internacionalmente seis vezes no ano letivo de 2018-2019: em setembro, outubro, dezembro, fevereiro, abril e junho. O ACT ainda não anunciou os locais de teste para o próximo ano acadêmico, mas você pode encontrar aqui uma amostra de locais que estavam disponíveis no Brasil em 2017-2018.
Já o SAT anunciou quatro datas de testes internacionais para o ano letivo de 2018-2019. Você pode encontrá-las aqui e procurar centros de testes aqui.
Sobre a autora
A Dra. Megan Stubbendeck ajuda estudantes a terem sucesso no SAT e no ACT há mais de 10 anos. Ela é Diretora Sênior de Instrução na ArborBridge, uma empresa que oferece preparação on-line e individualizada para provas padronizadas americanas. Ela pode ser contatada via e-mail em [email protected].