A metodologia STAR, um acrônimo para situation, task, action e result, é valiosa para candidatos em processos seletivos com perguntas comportamentais. Seja em uma entrevista de emprego ou na seleção para uma bolsa de estudos, essa ferramenta ajuda a estruturar respostas de forma clara e objetiva, destacando habilidades e conquistas.
No processo seletivo do Programa de Bolsas Líderes Estudar, os candidatos devem preencher uma seção baseada em STAR. Para te ajudar, detalhamos cada etapa da técnica e mostramos exemplos práticos. No final, damos dicas para um preenchimento bem-sucedido!
Como funciona a técnica STAR
1. Situation (Situação)
Descreva o contexto ou desafio enfrentado. Seja claro e objetivo, destacando o que, quando, onde e com quem a situação ocorreu.
Exemplo: Apenas 5% dos brasileiros falam inglês e apenas 1% é fluente. Essa estatística reflete a minha realidade: meus pais e avós não falam inglês, e o básico que meu irmão sabe vem de videogames. Ainda assim, oportunidades acadêmicas e profissionais exigem, no mínimo, conhecimentos no idioma.
2. Task (Tarefa)
Explique sua responsabilidade ou o objetivo que desejava alcançar diante desse desafio.
Exemplo: O inglês é essencial para oportunidades acadêmicas e profissionais. Apesar de ter aprendido três línguas estrangeiras de forma autodidata, meu desafio era possibilitar que mais jovens periféricos também tivessem essa oportunidade.
3. Action (Ação)
Detalhe as ações específicas que você tomou para resolver a situação. Foque no seu papel, e não no que a equipe fez como um todo.
Exemplo: Decidi criar o projeto Globalizando, que ensina idiomas gratuitamente e remotamente para jovens de baixa renda. Como diretora acadêmica, desenvolvi um currículo inovador focado em diversidade cultural e nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), além de prover materiais didáticos.
4. Result (Resultado)
Compartilhe os impactos positivos da sua ação, de forma concreta e mensurável.
Exemplo: Recrutei mais de 400 voluntários em sete idiomas diferentes. Impactei mais de 1.290 brasileiros e contribui para a arrecadação de R$32 mil. Além disso, alcançamos mais de 150 pessoas de oito países por meio de uma simulação trilíngue das Nações Unidas.
Dicas para uma boa resposta STAR
Seja direto: use até duas linhas para cada descrição.
Destaque seu papel: foque no que você fez, não na equipe.
Use dados concretos: resultados tangíveis dão credibilidade.
Peça feedback: mostre suas histórias e pergunte se algo está faltando.
Falar de si pode ser desafiador: pense que está descrevendo um amigo próximo.
Inclua histórias que demonstrem sua liderança, superação de desafios e impacto, seja no âmbito acadêmico, profissional ou pessoal. Aplicar a metodologia STAR corretamente pode ser a chave para se destacar no processo seletivo!
Bolsas de até 90% para estudar no Brasil ou no exterior, e apoio vitalício ao seu desenvolvimento pessoal e profissional. Inscreva-se no Programa de Bolsas Líderes Estudar e transforme sua trajetória!