O programa Tübitak, criado pelo Conselho de Pesquisa Tecnológica e Científica do governo turco, está com inscrições abertas até 5 de outubro. A iniciativa foca estudantes de doutorado – e aqueles que já obtiveram o diploma – que desejem conduzir pesquisa na Turquia, em áreas diversas.
Como benefício, a iniciativa oferece auxílio mensal de 2500 liras turcas, seguro-saúde e passagens aéreas. Cada participante deve estar vinculado a uma instituição local, conduzindo seu projeto próprio, por até doze meses.
Como se inscrever para fazer pesquisa na Turquia
Primeiro, é importante checar os requisitos estabelecidos pelo governo local. O estudante deve estar matriculado no doutorado, em um país estrangeiro, e disposto a fazer pesquisa na Turquia. Para isso, deve falar com instituições de ensino do país e obter uma carta convite para desenvolver sua proposta.
Outro critério imposto pelo governo diz respeito ao limite de idade, de 35 anos. Os interessados também precisam comprovar bom nível de proficiência, ainda, na língua em que será conduzido o projeto.
O processo seletivo deve ser feito online, pelo sistema do Tübitak. Nele, o candidato submete documentos como currículo (seguindo um template) e proposta de pesquisa na Turquia. Entre os itens, também estão cartas de recomendação e comprovante de matrícula.