Quando começou a trabalhar com gestão hospitalar, nos últimos anos da faculdade de medicina, Fábio Katayama descobriu uma maneira de juntar saúde e negócios – suas duas paixões – e fez de trabalhar com isso sua missão.
O que ele descobriu ao fazer MBA em Harvard, porém, foi que estar na administração de um hospital não era a única forma de trabalhar com o que gostava. Voltando para o Brasil, ele passou por uma consultoria estratégica, adquiriu experiência prática em gestão empresarial e, em um evento de empreendedorismo, encontrou outra pessoa que compartilhava o mesmo sonho de empreender na área da saúde: a economista https://www.estudarfora.org.br/wp-content/uploads/2017/06/mariaeduarda-prep-1.png Capellato.
O timing era perfeito para uma nova mudança de carreira para Fábio: acabava de aportar no Brasil a aceleradora alemã A Ventures, que procurava justamente investir em empresas de internet e mobile. Assim, em 2012, um médico e uma economista fundaram a Natue, um e-commerce de produtos naturais que hoje é o maior do tipo no Brasil e atende mais de 3 mil municípios.
Sem o MBA, porém, a empresa provavelmente nunca teria saído do papel. Fábio afirma que conhece muitas pessoas que têm um bom projeto, têm vontade, mas têm medo de empreender – o que se reveste por desculpas como “eu não tenho dinheiro”, “não tenho tempo” ou “não sei se minha ideia é valiosa”. “O que falta é confiança”, afirma ele. No final, a segurança com que ele saiu do programa de MBA o ajudou a dar o primeiro passo.
“Você sai de um ambiente em que você tem mais ferramentas, olhando do lado acadêmico, mais contatos e referências, olhando pelo lado do networking, e, acima de tudo, tem mais confiança pra fazer o que realmente te dá prazer”, justifica.
No vídeo abaixo, que encerra a websérie “Um médico no MBA de Harvard”, confira o que Fábio conta sobre como o MBA o ajudou a empreender e dicas que ele daria para quem tem medo de arriscar – seja para empreender ou para ir estudar fora:
Como o MBA no exterior te ajudou a empreender?
O que você diria para quem deseja fazer um MBA no exterior?
Assista também aos capítulos anteriores, em que Fábio conta como direcionou sua carreira da medicina a negócios:
Capítulo I: Conheça a história do médico que decidiu fazer MBA e acabou empreendendo
Capítulo II: Como Fábio se preparou para o processo de application;
Capítulo III: Como foi a experiência de um médico na Harvard Business School;
Leia também:
6 coisas que aprendi estudando em Stanford
Depois de curso de cinema em Londres, mineira é premiada por curta-metragem
Jovem cria cartilha sobre processo de candidatura a universidades; baixe aqui