Conhecida como uma das universidades mais receptivas à estudantes estrangeiros, a Universidade Carlos III de Madrid, ou UC3M, foi criada em 1989, após a implantação da Lei da Reforma Universitária de 1983 na Espanha. A mudança objetivava o reconhecimento da autonomia das universidades e descentralização do sistema de ensino superior, e foi responsável por colocar as principais universidades espanholas entre as melhores do mundo.
O projeto inicial da UC3M previa a construção de uma universidade pública de porte médio e focada na inovação, alta qualidade de ensino e pesquisa. Mas, com o passar dos anos, a Carlos III cresceu. Atualmente ela conta com 21.047 estudantes – quantidade similar à universidades como Oxford e Cambridge.
A Universidade Carlos III de Madrid ocupa o 34º lugar no ranking QS das 50 melhores universidades do mundo com menos de 50 anos de existência, e oferece ampla variedade de cursos de graduação e pós-graduação com opções em inglês, espanhol e bilíngue. Engenharia e Administração são as áreas de ensino e pesquisa que se destacam na Carlos III, embora todos os cursos sejam bem classificados.
Leia também: Tudo que você precisa saber para estudar na Espanha
Ieda Carvalho, estudante de Ciências Sociais da UNICAMP, fez intercâmbio na UC3M no curso de Ciências Políticas e Jurídicas. Ela conta que pôde aproveitar disciplinas variadas dos departamentos de humanidades e Ciências Sociais e Direito.“Fiz disciplinas em outros institutos, como sociologia e antropologia, que eram em outro lugar”, conta Ieda. “Para quem é intercambista, acho muito válida essa experiência”, conclui.
Além das aulas tradicionais de graduação, mestrado e doutorado, a Universidade Carlos III de Madrid oferece atividades culturais e centros esportivos que ficam à disposição dos alunos.
O programa de recepção para estudantes estrangeiros
Cerca de 20% do corpo discente da Carlos III é formado por estudantes internacionais, com destaque para os cursos de pós-graduação. No mestrado, 30% dos estudantes são estrangeiros, enquanto, no Doutorado, essa porcentagem sobe para 42%. A UC3M oferece uma rica programação de atividades com foco na integração dos estudantes estrangeiros, que conta com palestra inaugural de recepção e atividades continuadas durante o semestre.
Ieda nos conta que não pode ir para a primeira semana de recepção. Por isso, perdeu o evento principal de recepção, mas “a universidade foi bem compreensiva em relação a isso e explicou como agir em relação aos trâmites e carteirinha (estudantil)”. “Fui em encontros posteriores que eles organizavam de terça ou quinta em bares e que reuniam os intercambistas”, conta.
Leia também: 9 dicas certeiras para aprender espanhol mais rápido
Outro destaque da Universidade Carlos III de Madrid está para a integração com o programa de intercâmbio estudantil Erasmus. Nos cursos de graduação, a UC3M é a primeira na Espanha e Terceira da Europa a receber estudantes do programa.
Graduação na Universidade Carlos III de Madrid
As disciplinas de graduação da Carlos III são oferecidas em inglês espanhol ou bilíngue. Os cursos com diploma único duram, em média, 4 anos, que podem variar para mais de acordo com a área escolhida. A universidade também tem a opção de obter diploma duplo em junções de cursos pré-estabelecidas. Nesses casos, a duração média dos programas é de 5 anos.
Escola de Ciências Sociais e Direito:
- Administração em Negócios (Espanhol e Inglês)
- Economia (Espanhol e Inglês)
- Emprego e Relações Trabalhistas (Espanhol)
- Estudos sobre Filme, Televisão e Mídia (Bilíngue e Espanhol)
- Finanças e Contabilidade (Espanhol e Inglês)
- História e Política (Bilíngue)
- Estudos internacionais (Inglês)
- Jornalismo (Bilíngue, Espanhol)
- Direito (Espanhol)
- Gestão e Tecnologia (Inglês)
- Gestão de Informação e Conteúdos Digitais (Espanhol)
- Filosofia, Política e Economia (Bilíngue)
- Ciência Política (Espanhol)
- Sociologia (Espanhol)
- Estatísticas e Negócios (Espanhol)
- Turismo (Espanhol)
Escola de Humanidades
- Estudos Culturais (Bilíngue)
- Diploma em Humanidades (Espanhol)
Escola de Engenharia
- Engenharia Aeroespacial (Inglês)
- Matemática Aplicada e Computação (Inglês)
- Engenharia Biomédica (Inglês)
- Ciência da Computação e Engenharia (Bilíngue, Espanhol, Inglês)
- Ciência de Dados e Engenharia (Inglês)
- Engenharia De Energia Elétrica (Bilíngue, Espanhol)
- Engenharia de Energia (Inglês)
- Engenharia Física (Inglês)
- Engenharia Industrial Eletrônica e Automação (Bilíngue, Espanhol)
- Engenharia de Tecnologias Industriais (Bilíngue, Espanhol)
- Engenharia Mecânica (Bilíngue, Espanhol)
- Engenharia de Comunicações Móveis e Espaciais (Bilíngue, Espanhol)
- Engenharia de Som e Imagem (Bilíngue, Espanhol)
- Engenharia de Tecnologias de Telecomunicações (Bilíngue, Espanhol)
- Engenharia Telemática (Bilíngue, Espanhol)
Leia também: Tudo que você precisa saber sobre intercâmbio de espanhol na Espanha
Opções de Duplo Diploma
- Ciência da Computação e Engenharia e Administração de Empresa (Espanhol)
- Estudos Internacionais e Administração de Empresas (English)
- Estudos Internacionais e Economia (English)
- Estudos Internacionais e Direito (Bilíngue)
- Estudos Internacionais e Ciência Política (Bilíngue)
- Jornalismo e Estudos sobre Filme, Televisão e Mídia (Bilíngue e Espanhol)
- Jornalismo e Estudos Humanísticos (Espanhol)
- Direito e Administração de Empresas (Bilíngue e Espanhol)
- Direito e Economia (Bilíngue e Espanhol)
- Direito e Ciência Política (Espanhol)
- Ciência Política e Sociologia (Espanhol)
Mestrado presencial na UC3M
O mestrado na Carlos III tem duração média de 1 e 1,5 ano. Assim como na graduação, na pós-graduação há ofertas de cursos em inglês, espanhol e bilíngue.
As opções de mestrado na UC3M contam com 175 programas, embora alguns cursos não sejam disponibilizados permanentemente:
- 24 programas de mestrado em Direito
- 9 programas de mestrado em Negócios
- 7 programas em Ciências Políticas
- 10 programas em Humanidades e Comunicação
- 36 programas na Escola de Engenharia e Ciências Básicas
- 59 programas de Educação Continuada
A Universidade Carlos III de Madrid também oferece cursos de Doutorado e Ph.D, cursos de Espanhol, Inglês e opções de mestrado com ensino à distância.
Como se candidatar à UC3M
Para se inscrever na graduação tradicional:
Pode se inscrever qualquer pessoa que tenha completado o Ensino Médio com diploma que contemple todos os requisitos dessa formação que são exigidos na Espanha. Estudantes estrangeiros podem se inscrever em qualquer curso, com exceção destes: Bacharel em Filosofia, Política e Economia; Programas de diploma aberto em Engenharia e Humanidades, ou opções de diplomas duplos. Na UC3M, 8% das vagas totais são destinadas aos estudantes estrangeiros.
Para se inscrever, é necessário fazer um cadastro no site; você receberá uma senha. Em seguida, deve preencher um formulário de inscrição online e enviar os documentos escaneados exigidos. Com relação a proficiência em língua espanhola, são aceitos os exames DELE ou SIELE; o nível mínimo varia conforme o curso. O valor da inscrição é de 80€ e a Universidade permite se inscrever em duas opções de cursos.
Para estudantes de transferência na graduação:
As exigências são: estar matriculado ou ter finalizado algum curso de graduação reconhecido. Também é necessário ter a média escolar mínima exigida pela Universidade. Cada curso possui uma média diferente que você pode conferir neste link. O aluno também deve ter cursado o mínimo de 30 créditos equivalentes ao nível do curso em que quer ingressar. Há alguns diplomas que não atendem às exigências do sistema espanhol de ensino. Nestes casos, é possível pedir validação parcial do diploma e cursar outras opções de graduação.
Para inscrição no mestrado:
É necessário obter uma senha após se cadastrar no site, e enviar o diploma ou uma declaração de conclusão de curso. Também será preciso oferecer uma transcrição oficial dos documentos informando a média escolar.
A inscrição para o mestrado custa € 27.54. Você pode se inscrever em quantos programas quiser, mas a taxa é paga por programa inscrito. Após aceito pelo programa, é necessário pagar a taxa e finalizar a inscrição junto à universidade durante o período determinado.
A Universidade Carlos III de Madrid também oferece opções para quem quer passar um semestre ou ano cursando algum dos programas oferecidos sem depender de parcerias universitárias. Para se inscrever nessa modalidade, é necessário:
- Estar matriculado em algum curso universitário;
- Cumprir os requisitos exigidos para admissão na UC3M e se matricular em, pelo menos, 6 créditos.
Localização
A Universidade Carlos III de Madrid possui quatro campi em Madrid. Dois estão localizados na região sul da cidade, um ao norte e outro na região central.
No Campus Getafe, ao sul de Madrid, ficam as Escolas de Ciência Social e Direito, e a Escola de Humanidades. Segundo Ieda Carvalho, em relação aos outros campus, a Getafe é a que está localizada mais distante do centro metropolitano.
A UC3M tem opções pagas de alojamento. Mas Ieda explica que muitos estudantes optam por morar no centro de Madrid pois os valores das moradias são altos.
O outro campus da zona sul é o campus Leganés, que abriga a Escola de Engenharia e fica mais próximo da região central. Ao norte de Madrid, está o campus Colmenarejo, que abriga parte das três Escolas: de Ciências Sociais e Direito, Humanidades e Engenharia.
No centro de Madrid, fica o Campus Madrid-Puerta de Toledo, onde fica o Centro de Estudos de Pós-Graduação, principalmente os programas de mestrado e treinamento profissional.
Ex-alunos notáveis da UC3M
Javier Suarez, economista espanhol;
Pablo Iglesias Turrión, escritor e fundador do partido político Podemos;
Manu Brabo, fotógrafo vencedor do Prêmio Pulitzer de 2013 na categoria Breaking News;
Carlos Ayala Vargas, político fundador do Partido Pirata espanhol;
Tomás Ocaña, jornalista duas vezes vencedor do Emmy;
Fernando Lorenzo, economista e político uruguaio.
Bolsas para a Universidade Carlos III de Madrid
Para estudantes que não têm como arcar com os custos de uma graduação ou pós-graduação na UC3M, a instituição oferece dois programas de bolsas de estudo. São as “Becas Alumni”, que concedem até 3 mil euros por ano para estudantes com bom histórico acadêmico, e o Programa Talento UC3M, que oferecem 85 bolsas de 1.200 euros a cada ano. Os dois costumam acontecer entre maio e julho de cada ano.
Há ainda um programa de bolsas do ministério da educação da Espanha. O programa cobre os custos de estudos de alunos da universidade que tenham uma nota de acesso igual ou superior a 5,5. E estudantes com nota acima de 6,5 podem pleitear também uma ajuda de custo de até 3 mil euros.
Por estar localizada na Espanha, a Universidade Carlos III de Madrid também pode ser elegível para alguns programas de bolsas que contemplam o país. É o caso, por exemplo, das Bolsas Santander Ibero-Americanas, ou das bolsas da Fundação Carolina.