A quase milenar Universidade de Bologna, fundada em 1088, abriu as inscrições para a edição de 2022 do programa de bolsas de estudo para estudantes de graduação e mestrado internacionais. São oferecidas duas modalidades de bolsas, uma contempla 100% dos custos da mensalidade e outra oferece um subsídio anual de €11,000 para graduação e €11.059 para mestrado.
A Universidade de Bologna, apelidada de Unibo, é pública e a segunda melhor instituição de ensino superior da Itália. Ela é a mais antiga universidade do ocidente e considerada e a mais antiga do mundo em operação contínua. Pela instituição passaram figuras, como o astrônomo Nicolau Copérnico, o escritor Umberto Eco, os diretores de cinema Pier Paolo Pasolini e Michelângelo Antonioni, o filósofo Erasmus de Rotterdã e dois Papas, Gregório XIII e Gregório XV.
Leia também: As Melhores Bolsas de Estudo com Inscrições Abertas
Os programas oferecidos são os chamados First Cycle, equivalente à graduação, o Second Cycle, ou mestrado, e o Single Cycle, uma espécie de graduação e mestrado integrado. As bolsas são distribuídas de acordo com a nota obtida em testes internacionais padronizados, como o SAT, GRE ou TOLC.
A Unibo conta com mais de 200 programas, divididos em 31 departamentos e 5 Escolas. Além de estar quase completando um milênio de existência, ela também possui um dos maiores corpo discente e conta com 85 mil estudantes.
Como se inscrever nas bolsas para a Universidade de Bologna
Para concorrer a uma das bolsas, o estudante deve enviar os documentos de conclusão de graduação, para os candidatos ao Second Cycle (mestrado), e de ensino médio, para quem deseja realizar o First (graduação) ou Single Cycle (graduação e mestrado integrado). Alunos que concluirão a etapa de formação exigida antes do curso começar também podem se inscrever. Além disso, a Unibo exige apresentação da nota obtida em um dos exames: SAT, GRE ou TOLC.
Leia também: SAT será digital e com menos tempo de prova a partir de 2023: o que muda e como se preparar?
Os inscritos também devem ter, no máximo, 30 anos de idade e ter realizado toda a formação fora da Itália. Na edição deste ano, serão oferecidas cerca de 6 bolsas de estudo para alunos de graduação e mais de 15 para o mestrado.
Mais informações sobre o programa de bolsas da Universidade de Bologna neste link (disponível aqui). Interessados devem se inscrever através deste link (disponível aqui) até o dia 31 de março.
Leia também:
Conheça o SAT EUA – A Versão Americana do ENEM
GRE: Tudo sobre o exame de admissão ao mestrado