O sistema de educação superior holandês possui diversos programas de bacharelado, mestrado, doutorado e curta duração para estudantes internacionais. Apesar de a língua oficial do país ser o holandês, é possível encontrar mais de 2100 opções de cursos em inglês – o que fez com que o pequeno país recebesse mais de 112 mil estudantes internacionais em 2016-2017.
O ensino superior lá é dotado de 3 ciclos: bacharelado, mestrado e doutorado. Em alguns casos, as universidades oferecem uma estrutura bacharelado+mestrado, mas em geral a divisão de ciclos se mantém. Além dos ciclos, existem também três formas de ensino superior: com foco em pesquisa; com foco em desenvolvimento profissional, ou em estudos avançados em grupos multiculturais.
Universidade de Pesquisa
As universidades de pesquisa são focadas no desenvolvimento acadêmico, com base científica e teórica. Em geral, os bacharelados têm duração de 3 anos e não oferecem muitos treinamentos práticos. A estrutura do curso é modular - bem similar ao modelo das universidades tradicionais brasileiras. Nessa forma de ensino, estudam-se ”os porquês” através de habilidades de análise, senso crítico, argumentação e conclusão.
Os estudantes utilizam métodos de pesquisa acadêmica para gerar novos conhecimentos. Isso resulta em um modelo de educação mais autônomo, no qual o aluno conta mais com sua autodisciplina e independência. As salas de aula tendem a ter grupos de estudantes maiores e você têm mais liberdade para montar seu próprio programa de estudo de acordo com o foco da sua pesquisa.
Universidade de Ciências Aplicadas
Já as universidades de ciências aplicadas têm foco no desenvolvimento aplicado à prática e na formação da carreira profissional. Neste caso, se aprende como os conceitos, a teoria e as metodologias se aplicam à vida profissional, trazendo uma abordagem mais pragmática do conhecimento. Em geral, o bacharelado dura 4 anos – sendo que um deles é voltado para o treinamento da prática com supervisão da universidade. A estrutura do curso é no modelo “competency-based”, focado no desenvolvimento de competências profissionais para soluções e/ou na aplicação do conhecimento. Isso torna os estudos mais próximos do mercado de trabalho.
Nessa forma de ensino, estudam-se os ”comos” - ou seja, a aplicação dos conhecimentos à vida prática e profissional. Por isso, essas universidades, em geral, possuem parcerias com organizações e empresas para que os alunos trabalhem casos reais com a supervisão de um orientador durante todo o curso. Os estudantes tendem a ser mais integrados, devido à quantidade de trabalhos em grupo e por ser investido mais tempo em cada tópico de estudo.
Há também os institutos de educação internacional, que possuem programas avançados para estudantes internacionais em diversas áreas, com foco na diversidade cultural dos grupos. Em geral, estão vinculados a universidades de pesquisa.
Os títulos que cada um concede
Cada uma dessas universidades oferece um título diferente aos estudantes que finalizam seus estudos. Nas Universidades de Pesquisa, os títulos são distinguidos pela classificação de Artes ou Ciência, dependendo das disciplinas dos seus estudos e do departamento que as desenvolve. Sendo assim, um mestrado acadêmico resulta em um título de Master of Arts (MA) ou Master of Science (MSc), por exemplo. Já em Universidades de Ciências Aplicadas, os títulos são referenciados de forma genérica somente Bachelor ou Master, por exemplo, ou destacando o foco da profissionalização estudada - Bachelor in Business Administration (Bacharelado em Administração de Negócios).
Algumas Universidades de Ciências Aplicadas, devido à acreditação e à forma como a estrutura do seu currículo é definida, oferecem também títulos de Universidades de Pesquisa. Na NHTV University, por exemplo, graduam-se pessoas com títulos de Artes e Ciência também. Nos cursos de graduação na área do Lazer, por exemplo, se concedem os títulos de Bachelor of Arts (para o bacharelado em gestão do turismo) e como Bachelor of Science, para o bacharelado em estudos acadêmicos do lazer.
É interessante para o estudante aprofundar-se em como esses títulos influenciam nos seus passos após seus estudos – dependendo da sua pretensão de carreira, uma titulação pode ser mais importante que a outra. Além disso, a escolha do tipo de instituição também influenciará na forma como o estudo é estruturado e o foco dado ao conteúdo, tornando a aprendizagem muito mais interessante.
Sobre o autor
Alessandra Terumi é ex-aluna do Mestrado em Imagineering na NHTV University em Breda, na Holanda. Gosta de atuar fomentando o pensamento inovador e criativo. Seu desejo é aplicar seus conhecimentos e experiências para contribuir para o desenvolvimento econômico, social, ambiental e cultural de seu país.