Multicultural: esse é o principal adjetivo associado a Toronto, a maior e mais importante cidade do Canadá. Aberta a pessoas do mundo inteiro, não há quem não associe a capital da província de Ontário à possibilidade de conviver com diferentes culturas. E é nesse contexto que fica a Universidade de Toronto.
Um dos destinos mais procurados por quem quer fazer estudar no Canadá, a instituição oferece também várias opções de auxílio financeiro para estudantes estrangeiros. A seguir, confira tudo sobre a Universidade de Toronto!
Universidade de Toronto em números
A Universidade de Toronto tem atualmente cerca de 91 mil alunos. Destes, são aproximadamente 72 mil na graduação e 19 mil na pós-graduação. Do total, são cerca de 21 mil estudantes internacionais: ou seja, cerca de 19% de seu corpo discente é formado por estudantes estrangeiros, vindos de 163 países – principalmente China, Índia, Estados Unidos e Coréia do Sul.
Nos rankings internacionais em 2022, a universidade também tem uma boa performance:
- 26º lugar no QS World University Rankings;
- 18º colocação no ranking global de universidades da Times Higher Education;
- 22º lugar no Shangai Academic Ranking of World Universities.
Em todos eles, a instituição recebe o posto de melhor universidade do Canadá.
Missão da Universidade de Toronto
Fundada em 1827, a Universidade de Toronto, um dos principais centros de pesquisa intensiva do mundo, já formou mais de 560 mil estudantes. De acordo com a própria página da instituição:
“a Universidade de Toronto se dedica a promover uma comunidade acadêmica na qual a aprendizagem e a erudição de todos os membros possam florescer, com proteção vigilante para os direitos humanos individuais e um comprometimento resoluto com os princípios da igualdade de oportunidades, equidade e justiça.”
Ainda segundo o site da escola, a UofT está determinada “a explorar as vantagens de seu tamanho” e a “valorizar a herança de faculdades e universidades federadas”, esforçando-se para tornar seus campi locais atraentes para a atividade acadêmica. Aliás, o investimento da UToronto para pesquisa está estimado em mais de um bilhão de dólares.
Leia também: Quais outros destinos além dos EUA atraem estudantes internacionais
Localização
A Universidade de Toronto tem três campi: Downtown Toronto, em St.George; Mississauga, no oeste; e Scarborough, na região leste.
É importante que os estudantes de fora se atentem para a localização dos campi da UToronto antes de se candidatar a uma vaga na instituição. Para saber mais detalhes sobre cada um deles, acesse a página de campi.
Faculdades da UofT
Os cursos da Universidade de Toronto são distribuídos pelas seguintes faculdades:
# Applied Science and Engeneering
# Architecture, Landscape and Design
# Arts and Science
# Continuing Studies
# Dentistry
# Education
# Information
# Kinesiology and Physical Education
# Law
# Management
# Medicine
# Music
# Nursing
# Pharmacy
# Public Health
# Social Work
Custos dos cursos oferecidos pela UToronto
Graduação
O valor da anuidade dos cursos da Universidade de Toronto varia de acordo com o programa escolhido, e tem um custo diferente para quem vem de fora. Para 2020-2021, os valores da tuition variaram entre 39 mil e 61 mil dólares canadenses.
Os programas de bacharelado oferecidos na UofT são nas áreas de Ciências Aplicadas, Administração de Empresas, Comércio, Educação, Cinesiologia, Música, Ciência Médica, Enfermagem e Assistência Médica. Clique para saber mais sobre os cursos de graduação da Universidade de Toronto.
Pós-graduação
Já os programas de mestrado e doutorado da escola são mais variados, sendo que, no caso do doutorado, são cerca de 7 opções de áreas de estudo, que vão de Filosofia à Medicina.
Os cursos de mestrado, por sua vez, somam quase 50, com opções diversas – de Artes à Ciência da Computação, passando por Engenharia Aeroespacial. Isso sem falar na escola de negócios da Universidade de Toronto, uma opção interessante para quem deseja cursar o MBA.
Já os gastos com tuition para a pós-graduação, em 2017-2018, no caso de alunos internacionais, variaram entre 40 mil e 100 mil dólares.
Processo seletivo na Universidade de Toronto
Graduação
Como em qualquer universidade da província de Ontário, para se candidatar a algum curso da Universidade de Toronto é preciso acessar a plataforma OUAC 105 (Ontario Universities Application Centre), voltada para estudantes internacionais. Será preciso criar uma conta no site para poder se inscrever, na opção “apply now“.
No caso da graduação, os documentos que costumam ser exigidos de estudantes brasileiros são o certificado de conclusão no ensino médio; histórico acadêmico e certificado de proficiência em inglês. Vale lembrar também que a Universidade de Toronto aceita a nota do ENEM. Entretanto, é preciso ter tido um bom desempenho no teste, principalmente em Matemática.
Outro ponto de destaque sobre a application para graduação na UofT é que, para ingressar, não há uma etapa de entrevistas – presenciais ou online – com diretores de admissão, como costuma acontecer em universidades de fora.
Pós-graduação
Já a application para a pós-graduação tem requisitos que variam conforme o país de origem do candidato (além de documentos mais gerais como currículo, carta de recomendação e proficiência). Por exemplo, os candidatos brasileiros aos programas de mestrado precisam apresentar um diploma de bacharelado ou licenciatura que comprovem 4 a 5 anos de estudo e notas acima de 7 no histórico escolar, enquanto os interessados nos programas de doutorado devem ter título de mestre e notas acima de 8 no período do mestrado.
Leia também: Toronto ou Vancouver: Onde estudar no Canadá?
Ajuda financeira para estudar na Universidade de Toronto
Estudar na Universidade de Toronto não é barato: as anuidades variam conforme o curso, mas podem chegar a mais de 60 mil dólares canadenses por ano — sem contar as despesas de alimentação, acomodação e transporte. Na pós-graduação, o custo das anuidades pode ser de mais de 100 mil dólares canadenses para cursos na área da saúde, caindo para cerca de 40 mil em oturas áreas.
Felizmente, não faltam opções de bolsas de estudos para quem deseja estudar na UofT. O apoio financeiro é oferecido a todos os candidatos aprovados em algum curso da instituição, sendo apenas necessário se atentar para os critérios de seleção e prazos de cada faculdade. Em geral, a concessão de bolsas é feita a candidatos com excelente desempenho acadêmico.
A universidade mantém uma página dedicada às bolsas disponíveis, em que é possível acompanhar os prazos e filtrar as ofertas por nacionalidade e nível de estudo. Um dos programas de bolsas de estudo mais prestiados da instituição é o programa Lester B. Pearson. Ele é voltado para estudantes internacionais e cobre integralmente os custos de estdo na instituição. Saiba mais sobre ele neste link.
Leia também: Quanto custa estudar no Canadá?
Bolsa exclusiva para MBA
Uma boa opção para quem deseja fazer MBA na Rotman School of Management da Universidade de Toronto são as bolsas para full-time MBA, que podem ser de 50 mil dólares canadenses ou até mais, dependendo do desempenho do candidato durante a application. Clique aqui para saber o que a instituição considera um bom desempenho nessa etapa.
Quer saber mais sobre como estudar no Canadá? Confira o vídeo!
Ex-alunos famosos da Universidade de Toronto
- Margaret Atwood, escritora, autora de obras como O Conto da Aia;
- David Cronenberg, diretor cinematográfico responsável por filmes como Videodrome, Crash e Cosmopolis;
- Naomi Klein, escritora, cinegrafista, jornalista e ativista social, autora de obras como A Doutrina de Choque;
- Victor Garber, ator de filmes como Titanic, Legalmente Loira e Argo;
- Michael Odaatje, poeta e autor de livros como O Paciente Inglês.
Resumindo
A isntituição foi fundada em 1827 e é até hoje um dos principais centros de pesquisa do Canadá.
A Universidade de Toronto tem atualmente cerca de 91 mil alunos. Destes, são aproximadamente 72 mil na graduação e 19 mil na pós-graduação. Do total, são cerca de 21 mil estudantes internacionais: ou seja, cerca de 19% de seu corpo discente é formado por estudantes estrangeiros.
25º lugar no QS World University Rankings, 18º colocação no ranking global de universidades da Times Higher Education, 24º lugar no Academic Ranking of World Universities.
As anuidades variam conforme o curso, mas podem chegar a mais de 60 mil dólares canadenses por ano — sem contar as despesas de alimentação, acomodação e transporte. Na pós-graduação, o custo das anuidades pode ser de mais de 100 mil dólares canadenses para cursos na área da saúde, caindo para cerca de 40 mil em oturas áreas.
A universidade mantém uma página dedicada às bolsas disponíveis, em que é possível acompanhar os prazos e filtrar as ofertas por nacionalidade e nível de estudo. Um dos programas de bolsas de estudo mais prestiados da instituição é o programa Lester B. Pearson. Ele é voltado para estudantes internacionais e cobre integralmente os custos de estdo na instituição.
Margaret Atwood, escritora, autora de obras como O Conto da Aia; David Cronenberg, diretor cinematográfico responsável por filmes como Videodrome, Crash e Cosmopolis; Naomi Klein, escritora, cinegrafista, jornalista e ativista social, autora de obras como A Doutrina de Choque.