Para quem tem o objetivo de estudar na França, a cidade de Toulouse pode ser uma opção interessante. Com uma comunidade estudantil vibrante e cosmopolita, a charmosa localidade no sul do país europeu tem como expoente a Universidade de Toulouse. Conheça-a melhor a seguir!
Overview da Universidade de Toulouse
Antes, é preciso situar que a Universidade Federal de Toulouse Midi-Pyrénées (UFTMP) é um grupo de 31 estabelecimentos de ensino superior e pesquisa na região da Occitânia, cujo perímetro territorial corresponde à Academia de Toulouse e à antiga região de Midi-Pyrénées.
A UFTMP abarca 4 universidades, um instituto universitário nacional, 18 escolas especializadas, um centro hospitalar universitário e 7 polos de pesquisa. A instituição diz ter como ambição trabalhar para aumentar sua influência, melhorando cada vez mais os níveis acadêmico e científico e promovendo o acolhimento de estudantes e pesquisadores, sejam franceses ou estrangeiros.
Leia também: Como conseguir uma bolsa para estudar na França
O conglomerado concentra suas competências em missões transversais que abrangem todas as áreas da vida universitária: formação, relações internacionais, vida estudantil, desenvolvimento sustentável, cooperação documental, difusão da cultura de ciência e tecnologia etc.
Universidade Toulouse em números
- 143 laboratórios de pesquisa transdisciplinar
- 17 mil funcionários (incluindo professores e administradores)
- 100 mil alunos
- 32 mil diplomas, em média, emitidos a cada ano
- 8 mil pesquisadores, sendo mais da metade (4,5 mil) de doutorado
Áreas de estudo na Universidade de Toulouse
A instituição de ensino superior francesa oferece cursos de todos os níveis. As formações são divididas em cinco grandes áreas:
- Artes, Letras e Línguas
- Ciências Humanas e Sociais
- Direito, economia, gestão
- Ciência, Tecnologia, Saúde
- Ciências e Técnicas das Atividades Físicas e Desportivas
As pesquisas são baseadas em seis eixos transversais:
# Mudanças globais, dinâmica e proteção dos ecossistemas
# Transição energética e novas rotas da matéria
# Aeronáutica e espaço
# Nova mobilidade digital e sociedade
# Herança, inovações/criações e controvérsias
# Biologia, saúde, bem-estar
Apoio para estudantes internacionais
A Universidade Federal de Toulouse Midi-Pyrénées está empenhada em oferecer aos estudantes internacionais um acolhimento e apoio de qualidade. Em 2019, a instituição firmou o compromisso por meio do compromisso por meio do selo de três estrelas “Welcome to France”, emitido pelo Campus France.
Leia também: Plataforma ajuda a encontrar bolsas de estudos na França
A universidade, aliás, é um dos primeiros 25 estabelecimentos a serem rotulados nos seguintes critérios: qualidade e acessibilidade da informação; instalações de recepção; a oferta formativa; habitação; vida no campus; a qualidade do acompanhamento pós-diploma. Há uma equipe administrativa dedicada a ajudar os estudantes de fora com as questões migratórias, procura por moradia, transações bancárias, transporte público, seguro saúde etc.
Sobre Toulouse: uma charmosa cidade universitária
Localizada a cerca de 700 km de Paris, Toulouse é a capital da região da Occitânia, no sul da França. Margeada pelo Rio Garona, a cidade fica perto da fronteira com a Espanha e é conhecida como La Ville Rose (“Cidade Rosa”). O apelido faz referência aos tijolos dessa rosados utilizados em várias construções do município. O charme não fica só por conta da arquitetura, mas também porque a flor violeta é o símbolo da localidade francesa.
Com forte apelo universitário, Toulouse abriga mais de 120 mil estudantes por ano. Com uma vida noturna agitada, o espírito jovem e multicultural se faz presente o tempo inteiro por lá. É possível encontrar pessoas de diversas nacionalidades em meio aos bares, cafés e restaurantes. E importante destacar que Toulouse tem uma estrutura ótima para receber quem vem de fora para estudar. Um dos fatores que a tornam mundialmente conhecida é o fato de ser a sede da Airbus e da École Nationale de l’Aviation Civile. Por essa razão, Toulouse é uma referência em pesquisas aeroespaciais e na indústria aeronáutica como um todo.