Nem só das bolsas da Fundación Carolina vivem os programas de mestrado na Espanha. A Universidade de Jáen, localizada na região da Andaluzia, está oferecendo 30 bolsas integrais para estudantes internacionais em seus cursos de mestrado. As inscrições estão abertas até o dia 15 de fevereiro e podem ser feitas pelo site da universidade, onde também pode ser acessada a lista com as opções de cursos disponíveis.
Há programas nas áreas de engenharia, administração e biomedicina, entre outras. Vinte bolsas de estudo são integrais e cobrem, além da isenção total dos custos de matrícula e mensalidades, uma ajuda de custo no valor de 3.100 euros por ano durante o período de estudos. As outras 10 bolsas cobrem todos os custos do curso, mas não oferecem ajuda de custo. O aluno também tem acesso a um curso de espanhol gratuito, caso não seja fluente na língua, e seguro-saúde durante a estadia no país europeu.
Quem pode concorrer ao mestrado na Espanha
Podem se inscrever estudantes que tenham graduação compatível à área de estudos escolhida, e que comprovem no histórico acadêmico uma média igual ou superior a 8 (em uma escala de 10).
Durante o processo de seleção, o aluno deve enviar documentos pelo formulário disponível no site da instituição de ensino. Entre os documentos exigidos, estão cópia do passaporte, histórico escolar e diploma da graduação.
O semestre letivo tem início no final de setembro, e os cursos têm de um a dois anos de duração.
Confira aqui o edital do programa.
Sobre a Universidade
A Universidade de Jaén (ou UJAEN) é uma instituição pública localizada em Jaén, na região espanhola da Andaluzia. Trata-se de uma Universidade jovem, estabelecida em 1993, embora sua origem remonte ao século XIV. São oferecidos 40 cursos, ministrados em espanhol e inglês, nas áreas de Ciências Humanas, Educação, Ciências Aplicadas, Ciências da Saúde, Ciências Sociais, Direito e Engenharia. A instituição também possui diversos convênios com a indústria, oferecendo estágios em mais de 500 empresas da região.