As universidades estão entre as instituições mais antigas do ocidente. No Reino Unido, por exemplo, muitas delas são anteriores até mesmo à formação da Inglaterra como estado-nação. Conhecer a história das universidades é, de certa forma, conhecer a história do ocidente. E, por isso, vamos falar aqui de algumas das universidades mais antigas do mundo.
Das instituições listadas abaixo, todas têm cerca de 800 anos de funcionamento — a mais antiga delas, aliás, tem mais de mil anos de idade. E todas elas tem funcionado de maneira contínua desde sua fundação, compartilhando conhecimento, produzindo ciência e enriquecendo suas comunidades e países. Todas ainda hoje se destacam nos rankings universitários, e podem ser destinos bem interessantes para quem gosta de história. Confira!
9 das universidades mais antigas do mundo
Universidade Antiga de Taxila
A Universidade Antiga de Taxila foi, possivelmente, a primeira universidade do mundo — embora a própria ideia de universidade como a conhecemos hoje não existisse naquela época. Mas ela existiu por mais de 800 na região do Punjab, no atual Paquistão. Onde ela existia hoje há um sítio arqueológico de mesmo nome.
Ela é mecionada em diversos textos históricos da região, e estima-se que ela tenha funcionado por cerca alguns séculos, entre o período de 700 A.C. até 500 D.C. Por seus corredores teriam passado mais de 10 mil alunos da atual Índia, China, Paquistão e outros países do sudeste asiático. As ruínas onde a universidade funcionava foram considerados Herança Cultural da UNESCO em 1980.
Univesidade de Nalanda
Outra instituição de ensino que é anterior à nossa ideia de “Universidade” é Nalanda (ou “Nalanda Mahavihara”), um mosteiro budista localizado na região de Bihar, na Índia, que também funcionava como espaço de ensino e aprendizado. Estima-se que a Universidade de Nalanda tenha funcionado entre os séculos 5 e 13 D.C, e alguns livros afirmam que o próprio Buda, Sidarta Gautama, ministrou ensinamentos por lá.
A instituição foi destruída por volta do ano 1200 por invasores bárbaros, de acordo com documentos históricos. Mas existe também uma outra instituição na Índia, chamada Nalanda International University, cuja construção foi aprovada em 2006. O objetivo era justamente criar outra instituição de aprendizado renomada onde a antiga “universidade” funcionou.
Leia também: Saiba quais são as melhores universidades do mundo
Universidade al Quaraouiyine
Localizada na cidade de Fez, no Marrocos, a Universidade al Quaraouiyine foi fundada no ano 859. Documentos históricos afirmam que sua fundadora foi Fatima al-Fihri, que teria usado dinheiro herdado de seu pai para construir uma mesquita para sua comunidade. E, de fato, a instituição foi, por muitos anos, um centro islâmico de estudos religiosos.
No entanto, al Quaraouiyine continuou funcionando por mais de mil anos. E durante a década de 1960, a instituição passou por uma transição e começou a se tornar mais parecida com as universidades de tradição europeia. Por esse motivo, ela é considerada pela UNESCO como a universidade mais antiga do mundo.
Universidade de Alazar
Mais uma univesidade do mundo islâmico, a Universidade de Alazar (localizada em Cairo, no Egito) foi fundada na década de 970 (embora não se saiba com certeza o ano). Inicialmente, seus alunos estudavam o alcorão e as leis islâmicas, bem como temas como lógica, retórica e ciclos lunares.
POr mais de mil anos, ela funcionou como centro de estudos islâmicos. E assim como al Quaraouiyine, a Universidade de Alazar também só foi reconhecida como “universidade” após passar por um processo de modernização na década de 1960. Atualmente, ela também inclui temas seculares em seu currículo.
Universidade de Bolonha
A Universidade de Bolonha é a própria origem da palavra “universidade” como a entendemos atualmente. Ela começou a existir em 1088 — quase mil anos atrás — e inicialmente chamava-se de “studium” de Bolonha. Ele foi fundado por estudantes como um local para intercâmbio de conhecimento de todas as áreas.
Foi essa pluralidade de áreas levaria à aplicação do termo “universitas”, ou “universo” em latim, do qual veio a palavra universidade. Ela ainda é hoje uma universidade de destaque na Europa, e fica com frequência entre as 200 melhores do mundo.
Universidade de Oxford
Oxford, além de ser considerada frequentemente a melhor universidade do mundo, é também uma das mais antigas — e entre as de língua inglesa, ela foi a primeira. As aulas começaram a acontecer por lá em algum momento entre 1096 e 1167, mas ela só se tornou mesmo um “studium generale” em 1167, e só teve reconhecimento da igreja em 1254.
Desde então, as aulas em Oxford foram interrompidas apenas em pouquíssimos momentos. Mesmo durante a Guerra Civil inglesa, que durou de 1642 a 1651, a instituição não interrompeu seu funcionamento.
Universidade de Salamanca
No mundo falante de espanhol, a primeira universidade a surgir foi a Universidade de Salamanca. A universidade atualmente fica na Espanha, mas em 1218, quando Alfonso IX de León quis ter um instituto de ensino superior em seu reino, ela foi fundada no reino de León, na região norte da Espanha.
Foi também uma universidade bastante influente. Com a colonização da América pelos espanhóis, muitas das primeiras universidades fundadas no continente tiveram a escola de Salamanca como modelo. Com mais de 800 anos de existência, ela ainda aparece nos rankings de melhores do mundo, mas em posições mais modestas.
Universidade de Cambridge
Outra universidade que sempre aparece no topo dos rankings mundiais, Cambridge não é a mais antiga do mundo, nem mesmo dentre as que falam inglês — mas é bem antiga mesmo assim. De certa forma, ela é uma espécie de “spin-off” de Oxford: em 1209, um incidente que terminou com o enforcamento de três pessoas levou alguns estudiosos a saírem da cidade de Oxford e formarem uma nova instituição de ensino em Cambridge.
Mesmo sendo mais nova que Oxford, porém, Cambridge é bem influente. Foi ela que deu nome à cidade de Cambridge no estado de Massachusetts, nos Estados Unidos. E a Universidade Harvard, amais antiga dos EUA, recebeu seu nome a partir de um ex-aluno da universidade de Cambridge: John Harvard.
Universidade de Coimbra
Depois de Cambridge, as outras univesidades que costumam ser consideradas as mais antigs do mundo são três italianas: Pádua, Nápoles e Siena. Depois delas, porém, o próximo país a aparecer na lista é Portugal, onde fica a Universidade de Coimbra, fundada em 1º de março de 1290 com o lema “Scientiae thesaurus mirabilis”, que significa “o admirável tesouro do conhecimento”.
Entre as universidades portuguesas, a Universidade de Coimbra continua a ser considerada uma das melhores. Nos rankings mundiais, também se posiciona bem, ficando entre as 500 melhores no mais recente ranking da QS. E ela também foi a primeira universidade portuguesa a aceitar a nota do ENEM de alunos brasileiros como critério de seleção para quem quer estudar lá, o que faz com que ela seja destino desejado por muitos estudantes daqui.