Na Hungria, no coração da Europa, está localizada a University of Pécs, a universidade mais antiga e tradicional do país, criada durante o período medieval. Fundada em 1367, a instituição recebe atualmente um grande número de estudantes internacionais, quase 25% do corpo estudantil é formado por alunos de fora do país. Em novembro, a universidade abre as inscrições para bolsas de estudo integrais de graduação e pós-graduação, voltadas para estudantes de diferentes nacionalidades, incluindo brasileiros.
Um dos motivos que levam tantos estudantes internacionais para a Pécs é um foco tradicional na internacionalização do conhecimento superior. Há mais de 30 anos, ela oferece cursos de graduação, mestrado e doutorado com aulas em inglês.
Hoje, são mais de 22.000 estudantes distribuídos em 10 faculdades e centros de pesquisa que oferecem 80 programas nas diversas áreas do conhecimento. Como parte do projeto de internacionalização, a Pécs também é uma das universidades que participam do programa Erasmus Mundus (conheça mais sobre o programa neste link).
Leia também: Bolsas integrais com aporte mensal para graduação e pós em inglês na Hungria
Tour Virtual pela Pécs
No site oficial da Pécs é possível fazer um tour virtual por todos os 10 prédios da universidade. São eles: Faculdade de Direito, Escola de Medicina, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Faculdade de Ciências da Saúde, Faculdade de Farmácia, Faculdade de Ciências Culturais e Educação, Faculdade de Negócios e Economia, Faculdade de Engenharia e Tecnologia da Informação, Faculdade de Música e Artes Visuais e a Faculdade de Ciências.
Além dos prédios, o tour passa pelos dormitórios da faculdade, por alguns laboratórios, mostra como é a vida estudantil e também conta um pouco da história e da vida cultural da cidade de Pécs, onde a universidade está localizada, e sua multiculturalidade presente, entre outras coisas, na forte presença de populações croatas e germânicas.
Como são os cursos
Entre as pesquisas de destaque da Pécs, há algumas nas áreas relacionadas à saúde, que é um dos pontos fortes da universidade. Além disso, há pesquisa em temas emergentes, como recursos hídricos, economia, engenharia biomédica 3D e sustentabilidade. Para brasileiros, os programas disponíveis com bolsas de estudos são:
- Estudos de bacharelado de grau completo: Agricultura, Engenharia, Ciências Naturais, Esporte, Ciências Sociais, Artes;
- Estudos de mestrado de grau completo: Agricultura, Engenharia, Ciências Naturais, Esporte, Ciências Sociais, Artes;
- Estudos de doutorado de grau completo: em qualquer área de interesse.
Os programas disponíveis em inglês na University of Pécs são:
- Negócios e Gestão;
- Educação;
- Engenharias;
- Direito;
- Ciências Humanas e Sociais;
- Ciências Médicas e da Saúde;
- Música e Artes Visuais;
- Ciências Naturais.
Como funcionam as bolsas
As bolsas de estudo da University of Pécs incluem:
- Gratuidade do pagamento das mensalidades dos programas;
- Para os programas de graduação e mestrado, uma bolsa mensal de HUF 43.700 e HUF 140.000 para o doutorado;
- Acomodação gratuita nos dormitórios da faculdade (é possível vê-los no tour virtual) ou uma contribuição mensal de HUF 40.000 para acomodação;
- Seguro médico obrigatório e seguro médico complementar de até HUF 100.000 por ano.
Como se inscrever
Para concorrer à uma das bolsas, é necessário se inscrever de forma online através deste link (disponível aqui). Ao preencher o formulário, o candidato pode selecionar até dois programas de estudos e deve enviaros documentos necessários: passaporte, certificados de formação, histórico escolar, atestado médico, carta de motivação e, para alguns cursos, um portfólio.
Leia também: Como aprender Francês online e tirar o certificado de fluência
Após a inscrição ser avaliada pela universidade, os alunos são convidados para participarem de uma entrevista com examinadores. O desempenho nessa entrevista é fundamental para a admissão nos programas, assim como as notas e certificados anteriores.
Para conhecer mais sobre a universidade, acesse este link (disponível aqui). Interessados devem se inscrever para as bolsas até o dia 15 de janeiro. Para esclarecer dúvidas, entre em contato com um representante da universidade se comunicando em inglês ou francês através do e-mail: [email protected].