Ensino com foco na carreira, visão internacional e uma abordagem perspicaz para tecnologia e inovação: são estes os pilares da instituição pública britânica University of the West of Scotland (UWS), que recentemente inaugurou um novo campus em Londres. A universidade acaba de receber o prêmio Instituição de Ensino Superior do Ano no The Herald Higher Education Awards.
Eleita em 2022 como a melhor cidade do mundo para estudantes morarem, “Londres é diversificada pela natureza, pela riqueza de diferentes culturas e comunidades com mais de 230 idiomas falado”, explica Carolina Dallana gerente de marketing Brasil da UWS.
A facilidade de locomoção é um dos principais fatores que tornam a cidade tão atraente. “São 30 minutos para ir de leste a oeste e com mais oito minutos, você estará no aeroporto”, conta Carolina, que destaca como Londres também é “ótima” para caminhadas e passeios de bicicleta.
Inscrições abertas para curso online e gratuito para fazer pós-graduação no exterior
Para quem pensa em fazer intercâmbio no Reino Unido, a experiência de estudar na UWS pode ser valiosa em termos de preparação para o mercado de trabalho, em especial na área industrial, já que a universidade realiza trabalhos de pesquisa e consultoria para a indústria e é a segunda colocada na Escócia em número de Parcerias de Transferência de Conhecimento com empresas.
A UWS alcançou o status de Skillset Media Academy, o que significa que muitos cursos da University of the West of Scotland enfatizam as habilidades vocacionais dos alunos. Com isso, os estudantes têm a oportunidade de passar um ano trabalhando na indústria, no país de origem ou no exterior. Nesse sentido, outra vantagem de estudar na instituição é que o campus de Londres da UWS tem foco no empreendedorismo, oferecendo consultoria e um espaço de incubação de empresas.
História da University of West of Scotland
Fundada em agosto de 2007, após a fusão da University of Paisley com o Bell College de Hamilton, as raízes da UWS remontam ao final do século 19 a partir do Paisley School of Design. Entre 2008 e 2010, a UWS abriu campus em Glasgow com foco nas indústrias criativas.
Considerada uma universidade jovem, moderna e uma das mais inovadoras da Escócia, a instituição passou por muitas mudanças de nome e fusões ao longo do século passado, refletindo sua expansão gradual em toda a região oeste da Escócia e em Londres, na Inglaterra.
UWS em números
A universidade tem atualmente 21.100 alunos (dos quais 3.700 são estrangeiros) distribuídos nos campus de Paisley, Lanarkshire, Ayr, Dumfries e Londres e os cursos são divididos quatro escolas de ensino:
- Escola de Negócios e Indústrias Criativas;
- Escola de Computação, Engenharia e Ciências Físicas;
- Escola Superior de Educação e Ciências Sociais;
- Escola de Saúde e Ciências da Vida.
A distribuição de alunos conforme os campi é a seguinte: 7.900 em Paisley, 4.800 em Lanarkshire, 400 em Dumfries, 2.600 em Ayr e 1.700 em Londres.
São mais de 100 cursos no total, entre graduação e pós-graduação incluindo MBA e mestrado, sendo que há um crescente número de alunos de doutorado nos últimos anos. Confira a lista completa de cursos de graduação no link (disponível aqui) e de pós-graduação no link (disponível aqui).
Em relação às posições em rankings internacionais, a UWS ocupou a 8ª posição entre as melhores universidades jovens do Reino Unido; a 124ª colocação a nível mundial com este recorte (Young University) e ficou entre as 600 melhores do globo em modo geral.
Principais programas da UWS
A UWS oferece diversos cursos de graduação, pós-graduação, MBA e mestrado, e tem um número crescente de alunos do doutorado.
Abaixo alguns dos cursos mais populares:
Graduação:
Mestrado:
MBA
Na UWS o curso de MBA além do core de Business você pode também escolher uma especialização, o curso acontece no campus de Londres e tem duração de um ano.
Como se candidatar para estudar na University of the West of Scotland
As admissões na University of the West of Scotland ocorrem nos meses de janeiro, maio e setembro. As inscrições podem ser feitas durante todo o ano (tanto para graduação, quanto para pós) e até 3 meses antes do início do curso.
As candidaturas podem ser feitas pela página Apply to UWS. O primeiro passo é pesquisar o curso de interesse. Na sequência, a instrução é que o estudante internacional verifique se tem as qualificações necessárias para aplicar. Depois, é hora de selecionar a documentação, que inclui certificado de conclusão de curso traduzido para o inglês, certificado de proficiência na língua inglesa, carta de referência, currículo (também em inglês), passaporte, e personal statement. Feito isso, basta submeter a candidatura (há um passo a passo nesta página).
Depois de enviar a inscrição, um consultor acadêmico entrará em contato para marcar uma entrevista e dar prosseguimento ao processo. O candidato recebe um e-mail de confirmação com um login para acessar o sistema e acompanhar o andamento.
Bolsas de estudo e orientação para alunos internacionais
Como forma de incentivar a educação internacional na América Latina, a UWS oferece, atualmente, uma bolsa de estudos de 30% a 40% de desconto no valor total dos cursos de graduação, mestrado e MBA para o início dos anos letivos de Setembro/2023, Janeiro e Maio/2024.
A universidade tem um Setor de Apoio Internacional ao Estudante na UWS London Campus, com uma equipe de Conselheiros de Estudantes Internacionais (ISAs) para ajudar os alunos que estão se mudando para o Reino Unido para estudar pela primeira vez. Além disso, a instituição oferece apoio para o desenvolvimento do encarreiramento e empreendedorismo junto aos estudantes – não há cobrança de taxa de aconselhamento.
Leia também: As Melhores Bolsas de Estudo com Inscrições Abertas
Há, inclusive, um suporte em português para interessados brasileiros, feito por um agente especializado, com orientações que vão desde o planejamento da candidatura, até as etapas da inscrição e dicas sobre visto e embarque. Mais informações sobre apoio estudantil no link (disponível aqui).
Por falar em orientação, uma curiosidade é que a UWS tem uma Tutoria Pessoal. Em outras palavras, durante a semana de boas-vindas, todos os alunos recebem um suporte personalizado por parte de um professor, que propõe uma reunião inicial de, pelo menos, uma vez por mês.