A Harvard Undergraduate Brazilian Association é um dos grupos culturais mais ativos no campus
Estudar fora é certamente uma experiência única na vida de qualquer pessoa. A oportunidade de conhecer pessoas de todos os cantos do mundo, se expor a diferentes culturas e dominar uma outra língua são algumas das vantagens de se ter tal experiência. Contudo, é inegável que a saudade de casa, ou como eles chamam aqui “homesickness”, é grande e que, às vezes, é difícil de segurar a vontade de ver amigos e familiares, comer comida do seu país (no nosso caso, o tradicional feijão e arroz) ou ir à praia num dia de sol estilo Rio 40º.
A forma mais eficiente de contornar a saudade e fazer desse sentimento difícil, porém muito bonito, algo bom é divulgar a cultura do seu país e se aproximar dos seus conterrâneos que estudam contigo. Isso, os estudantes brasileiros de graduação em Harvard têm feito muito bem. A Harvard Undergraduate Brazilian Association é um dos grupos culturais mais ativos no campus e, provavelmente, a associação brasileira mais bem estruturada em colleges americanos.
Temos uma agenda de eventos bem agitada que varia desde atividades culturais, como Carnaval e workshops de sobremesas típicas brasileiras (brigadeiro!!!), a conferências para alunos brasileiros e demais interessados no Brasil.
Dois dos eventos mais recentes que organizamos foram a nossa Festa Junina fora de época (nunca é tarde para comer pé de moleque e dançar quadrilha!) e o churrasco de Dia das Crianças. Filmei um pouco dos dois eventos e espero que gostem de assistir!
Um abraço e até mais!
____________________________________________________________________
Leia também:
“Em Harvard, é comum palestra com presidente e ganhador de Nobel”
As 10 melhores universidades do mundo