Os interessados em estudar em universidades britânicas, ou em aperfeiçoar o inglês no país, precisam ter em mente o processo para obtenção de visto de estudante do Reino Unido. O documento, conhecido como Tier-4, exige que o aluno apresente uma série de documentos antes de fazer as malas.
Para sanar as principais dúvidas sobre o processo, a consultoria especializada loveUK lançou um guia gratuito sobre o assunto. O e-book abrange desde a documentação requerida até o agendamento da entrevista no consultado.
Como funciona o processo de visto de estudante do Reino Unido
O processo pode ser dividido em quatro etapas. Primeiramente, é necessário reunir todos os itens solicitados pelo governo britânico. São documentos como passaporte, teste de proficiência em inglês e comprovantes financeiros.
Depois, é o momento de fazer a application para o visto de estudante do Reino Unido. Além disso, a hora de pagar as taxas consulares e encargos como o Immigration Health Surcharge (IHS). Por fim, o estudante é convocado para a entrevista final e a coleta de dados biométricos.
Tier-4 Pilot
Outro ponto explicado pelo guia da loveUK é o Tier-4 Pilot. Trata-se de um programa recente do governo que agiliza o processo de obtenção do visto de estudante do Reino Unido, em casos de mestrado. Além disso, os estudantes de 23 universidades selecionadas para o piloto têm direito a ficar seis meses em território britânico, após o fim do curso.