Se você quer Estudar Fora e está preocupado com o visto de estudante, aí vai uma boa notícia: “o procedimento para emissão está cada vez mais ágil e menos burocrático. 95% das solicitações de vistos são aprovadas”, foi o que afirmou o vice-cônsul do Departamento de Estado dos EUA, Robert Grossman, durante a 11º Feira EducationUSA.
Suas chances de conseguir ir para os EUA são grandes. O visto só é negado em casos muito específicos, “como no caso de uso indevido do visto em ocasiões anteriores, ou seja, quando o visto é para um curso de curta duração e a pessoa fica por mais tempo do que o permitido, por exemplo, ou em casos que a pessoa tenta contar alguma mentira na entrevista no Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto (CASV)”, afirma Robert.
Confira as outras orientações e informações sobre o processo de emissão do visto de estudante que o cônsul Robert compartilhou com os participantes:
Modalidades de visto
Visto F: Este é o visto necessário para graduação, pós, doutorado, curso de inglês e demais cursos com mais de 18hs semanais. Para conseguir este visto é necessário o I-20, documento cedido pela escola que o aluno for estudar nos EUA.
Visto J: Necessário para programas de pesquisa, Summer Work & Travel, ou demais programas de até um ano.
Visto B1/B2: Solicitado para cursos de idiomas de curta duração, com menos de 18hs semanais, turismo e negócios.
Leia mais sobre as modalidades de vistos AQUI.
Passo a passo para tirar o visto
Segundo Robert, o primeiro passo é pesquisar os programas e o que cada um exige para emissão do visto. Depois escolher o programa e preencher uma ficha de inscrição. Em seguida é necessário preencher o formulário DS-160 na internet. É preciso também pagar as taxas e agendar entrevista no CASV, onde será feita a conferência de documentos, captura de digitais e foto. Confira mais informações no site do Departamento de Estado dos EUA.
A Feira EducationUSA
A Feira EducationUSA é um evento que reúne milhares de estudantes em busca de informações sobre como se candidatar para faculdades americanas e universidades credenciadas. Esse ano, foram mais de 75 estandes. As feiras do EducationUSA atraem jovens de várias regiões e níveis educacionais – principalmente graduação e mestrado.
Sobre o Education USA
O Education USA é um órgão oficial do governo americano que promove o ensino superior nos EUA oferecendo assessoria para quem sonha em estudar no país, em mais de 20 escritórios no Brasil. Conheça mais sobre a organização AQUI.