A elaboração da college list, isto é, a lista de universidades estrangeiras para as quais você irá enviar sua candidatura deve ser feita com muita atenção. Muitos estudantes erram ao se candidatar apenas a instituições extremamente competitivas, como Harvard, Yale, MIT ou Columbia. Há universidades que não têm o nome tão conhecido no Brasil, mas também são de excelência, e onde suas chances de ingressar podem ser maiores.
“Um autor chama essas universidades (Harvard, Caltech, etc) de ‘lottery colleges’ porque mesmo com um currículo impecável, notas altas no SAT e notas boas no colégio você ainda assim pode ser recusado por elas”, explica Laila Parada-Worby, especialista na preparação de candidatos para a graduação fora. “Você pode e deve se candidatar a essas universidades mais competitivas, mas sua lista deve ser variada para aumentar suas chances de ingresso”, ressalta.
No vídeo a seguir, Laila, que é formada em Harvard, explica que você dividir sua college list em três categorias. Assista e entenda:
Prep Course Graduação – O vídeo acima integra o Prep Course Graduação: um curso online e gratuito para preparar candidatos para realizar a graduação no exterior. São 12 videoaulas exclusivas para você assistir quando e onde quiser. Faça uma breve inscrição e tenha acesso a todas as aulas
*Na foto, MIT (Massachusetts Institute of Technology), nos EUA / Crédito: divulgação
Leia também:
Entenda o processo de seleção para universidades no exterior
Guia online e gratuito sobre graduação no exterior
11 guias online e gratuitos para quem quer estudar fora do Brasil